ALESP FAZ 190 ANOS E CELEBRAÇÃO ACONTECEU NO MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA.
Reportagem: Caroline Rossetto
Na manhã de quarta-feira (05/02), aconteceu o evento de homenagem aos 190 anos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), dentro do Memorial da América Latina, Barra Funda.
A celebração, que ocorreu dentro do Auditório Simón Bolívar, reuniu quase 3.000 mil convidados, entre gestores públicos, autoridades da capital e Estado, parlamentares e demais representantes do Poder Judiciário.
A cerimônia contou com a presença do prefeito da Capital, Ricardo Nunes e também do governador do Estado, Tarcísio de Freitas. O prefeito discursou sobre a importância em ter um órgão com esse, representando toda São Paulo:
“Hoje é um dia de comemoração e a gente vem aqui para dar os parabéns à Assembleia. E a Assembleia é a formação de conjunto de deputados do presente e dos que já passaram por ela e junto com os votos obtidos pela população, maior movimento da democracia é o encontro da população com a urna que define os seus representantes. Essa Assembleia do Barros Munhoz, nosso embaixador de Itapira, do Artur Alves Pinto que já nos deixou e de tantos e tantos deputados que passaram por aqui e que teve a sua grande sorte pro bem do povo de São Paulo, de ter sido conduzido e em ter a sua maioria, deputados sensatos que sempre atuaram em defesa da supremacia do interesse público”, disse ele.
O atual presidente da Casa, André do Prado, reafirmou que a ALESP é a casa do povo e que o representa, em toda a sua diversidade.
Atualmente, a Assembleia conta com 94 parlamentares. Mas, em seu início, no dia 02 de novembro de 1835, quando aconteceu a primeira sessão solene da casa, tinha apenas 36 deputados e sua sede ficava em um prédio próximo ao Largo do Pateo do Colégio, no Centro de São Paulo. Atualmente, a Assembleia está localizada no Palácio 09 de Julho, próximo ao Parque Ibirapuera, Zona Sul de São Paulo.
A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “CLARICE PARA CRIANÇAS: A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NO UNIVERSO INFANTIL”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.