CASOS DE DENGUE CRESCEM EM SÃO PAULO 

Em 2025, a cidade de São Paulo já está entre os seis estados do Brasil com maior incidência de dengue. Os casos preocupam as autoridades que consideram o número elevado e definem como situação de emergência. Os casos aumentaram devido a temperatura alta, fortes chuvas aumentando o foco de proliferação dos mosquitos e a baixa procura pela vacina. 

O número de vítimas já passa de 30 e as mortes chegam a quase 200 pessoas. Segundo o painel da Secretaria Municipal De Saúde, os números de 2025 já superam os de 2024. Até o momento, somam 3720 casos. 

Em fevereiro de 2025, foi registrada a primeira morte causada pela dengue. A vítima é uma menina de 11 anos de idade, de Ermelino Matarazzo, zona leste da capital e que não tinha sido vacinada contra a doença. 

Em entrevista coletiva na última terça-feira, o prefeito da capital, Ricardo Nunes, nos contou sobre as vacinas da dengue e as ações que a Prefeitura está tomando para amenizar os casos: 

“Na epidemia do ano passado, a gente teve um número de óbitos, lógico, o ideal não é ter nenhum óbito e o nível de óbitos comparativamente é proporcionalmente muito menor do que o Estado e o país. A gente deve continuar sim pelas nossas ações e investimentos em relação a essa questão da dengue. Sempre contando com a conscientização das pessoas e lembrando que 80% dos focos de dengue estão dentro das residências. Então, a gente precisa muito da colaboração das pessoas para eliminar os focos de dengue. A menina que morreu, infelizmente, do Ermelino Matarazzo, tinha comorbidades: asma. A gente lamenta, mas ela não tinha tomado a vacina, pelo menos na rede pública, mas pode ser que tivesse tomado na rede privada, mas a gente não tem essa informação, pelo menos por enquanto, mas ela estava elegível para tomar a vacina, então a gente pede aqui para que as pessoas tomem as vacinas e ter o mesmo cuidado de sempre. A gente está com 12 mil agentes fazendo as visitações e com sistema de nebulização nas casas…”, diz ele. 

Quem já contraiu dengue, pode contrair outras vezes, uma vez que a pessoa não adquire imunidade. A vacina está disponível em todas as UBS da capital, para crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, faixa etária com a maior incidência de serem picadas pelo mosquito. 

Por Caroline Rossetto 

A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “CLARICE PARA CRIANÇAS: A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NO UNIVERSO INFANTIL”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: CASOS DE DENGUE CRESCEM EM SÃO PAULO

Ouça a Notícia: CASOS DE DENGUE CRESCEM EM SÃO PAULO