Surto de dengue pode triplicar na capital paulista em 2022

Chuvas, calor intenso e descuido podem trazer recordes de casos de dengue. Em 2021, a epidemia atingiu 262% em relação a 2020. Em 2022, com o aumento das chuvas, especialistas alertam que pode aumentar as vítimas.

Os picos ocorrem mais entre março e abril, quando a reprodução aumenta em águas paradas, após as chuvas de verão. Por esta razão, uma grande campanha de conscientização dos órgãos de saúde e da vigilância sanitária alertam sobre os cuidados com entulhos e águas paradas.

Em 2020 foram registrados em São Paulo 2026 casos, em 2021, 7345, e em 2022 pode triplicar, segundo as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

O alerta envolve campanhas em massa e orienta a população para que deixem as portas abertas na hora que o carro do fumacê das prefeituras passarem, para conter o avanço do mosquito Aedes Aegypti.

Nas escolas, após o período de isolamento social, diretores, coordenadores e professores sensibilizam crianças que levam às suas casas uma tarefa escolar para realizar em família e vizinhos.

Susana, professora de uma escolinha em Lajeado, conta que as crianças ficam empolgadas quando fazem atividade em família sobre a dengue./

“Eu observo que é produtivo, né! A gente tem relato de pais e famílias que a criança chega contando que aprendeu, como combater o mosquito,” conta./

As visitas dos agentes da zoonoses se revezam entre casas domiciliares, comerciais e terrenos abandonados. Os sintomas mais comuns causados pelo mosquito são: doenças agudas pelos vírus zika, febre chikungunya e febre amarela. Alguns podem ser confundidos com a covid. Em caso de sintomas, procure o médico.

A prefeitura de São Paulo informou que realizou mais de 2,4 milhões de ações de bloqueio de criadouros do Aedes Aegypti, 5.6 milhões de visitas de rotina casa a casa e mais de 77 mil ações em pontos estratégicos da cidade. A subprefeitura de Guaianases realiza constantemente cortes no mato, limpeza de entulho e retirada de cata-bagulho.

REPORTAGEM POR MÁRCIA BRASIL

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde / Subprefeitura de Guaianases Imagens: SMS

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: Surto de dengue pode triplicar na capital paulista em 2022

INFORMATIVO: Surto de dengue pode triplicar na capital paulista em 2022