Reclamação da falta de remédios nas UBSs é antiga

A falta de medicamentos de alto custo e de uso contínuo é um drama dos pacientes que precisam de medicamentos de uso contínuo ou de alto custo e que não conseguem nas UBS de referência e em outras unidades.

Dona Terezinha (71 anos) contou que sentiu falta de remédios de pressão alta para ela e seu marido, também diabético. “Às vezes a gente tem que comprar“, conta.

Segundo os funcionários das farmácias das unidades, os usuários são orientados a baixar o aplicativo “Aqui Tem Remédio”. Porém os mesmos pacientes reclamam que os medicamentos não são encontrados nas outras unidades bem como no aplicativo.

Nas UBS Guaianases I e II faltam remédios de uso contínuo para diabetes e pressão alta. Outros medicamentos como pomadas, anti-inflamatórios, analgésicos estão sempre em falta, as reclamações dos pacientes acontecem há mais de seis anos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 16 de fevereiro, todas as unidades de saúde onde faltam os remédios seriam reabastecidas.

REPORTAGEM POR MÁRCIA BRASIL

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Reclamação da falta de remédios nas UBSs é antiga