A prefeitura de São Paulo preparou programação especial para as mulheres no CEUs

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo promove uma série de ações culturais e esportivas.

São diversas atividades presenciais e virtuais com palestras, oficinas, vídeos e espetáculos teatrais e musicais nos 46 Centros Educacionais Unificados (CEUs).

O evento foi organizado pela Coordenadoria dos CEUs da Secretaria para homenagear a luta e as conquistas das mulheres. O Março Mulher propõe a reflexão acerca do protagonismo feminino, a igualdade de gênero e a representatividade da mulher.

Anote na agenda alguns destaques para os eventos e atividades em Guaianases e outros bairros da zona leste.

Ana Brasil e Ronaldo trazem aos palcos a força de Beth Carvalho com um repertório muito conhecido que aproxima o artista da plateia. Dia, 24/03 no CEU Jambeiro, 25/03 no CEU Sapopemba e 29/03 no CEU Inácio Monteiro.

Ainda no CEU Jambeiro, dia 31/03, narrativas contam que a mulher pode ser o que ela quiser. Inspiradas no livro “50 brasileiras incríveis para conhecer antes de crescer”, da Débora Thomé, as narradoras do Coletivo Cafuzas convida todas as pessoas a conhecer histórias de mulheres como a de Ada Rogato, a primeira aviadora a cruzar sozinha os céus das Américas, a de Marta, a jogadora de futebol com mais gols marcados pela seleção brasileira, entre outras heroínas.

No CEU Lajeado, dia 21/03, acontece: Ynari, a menina das cinco tranças. Você já descobriu a sua magia? Qual a importância das palavras na sua vida? E afinal, para quê serve a palavra “guerra”? Pensando sobre essas e outras perguntas, a menina Ynari vive uma jornada cheia de encontros e descobertas. Inspiradas pelo livro Ynari, a menina das cinco tranças, do escritor angolano Ondjaki, a contadora de histórias Daniela Landin e a musicista Moníque Salustiano apresentam a trajetória de uma menina que, entre palavras e sonhos, declara guerra à Guerra, evento segue para o CEU Tiquatira, dia 29/03.

No dia, 30/03, o CEU Lajeado recebe Cora, doce poesia – Núcleo Caboclinhas. A vida simples, os versos, as flores, os doces e as lições de vida de Cora Coralina estão impressos na homenagem à poetisa goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas. A trajetória de sua vida, desde a infância até sua velhice, é contada e

cantada com muito lirismo, muita música e muita poesia pelas atrizes do Núcleo Caboclinhas.

O show da Maria Alcina é um destaque com o repertório, canções emblemáticas de sua carreira, Bacurinha (Paquito), Prenda o Tadeu (Clemilda), Fio Maravilha (Jorge Ben Jor), Kid Cavaquinho (João Bosco e Aldir Blanc), entre outras, dia 25/03, no CEU Formosa.

Durante a semana, atividades como palestras, teatros compõem a programação. Às segundas-feiras serão apresentados vídeos curtos, com episódios sobre mulheres de diferentes idades da capital. Essas exibições, intituladas “Esta Sou Eu e Essas são Minhas Conquistas!”, têm como objetivo dar visibilidade aos espaços e conquistas alcançados por elas.

Às quartas-feiras (23 e 30/03), serão transmitidos vídeos que apresentam, como ideia principal, a desconstrução de conceitos e sua reconstrução a partir da concepção feminina e seus direitos e lugar no mundo. Serão apresentados: A Mulher na Ciência – Uma Experiência de Estágio na Nasa; Direitos Sexuais Femininos na Adolescência e a Desconstrução do Senso Comum e Mitos e Superação de Barreiras Sociais.

Durante as quintas-feiras ( 24 e 31/03) ocorrerá a transmissão da série de palestras online “A atividade física e esportiva para as mulheres: do direito ao acesso”. O tema do encontro é “A criança e o direito de brincar muito além do gênero”. A ação tem a intenção de quebrar estereótipos, estimular o acesso às atividades nos

Centros Educacionais Unificados e a compreensão de que exercitar-se é um direito de todos, independente da classe social.

Vanessa Kryolla – Hip Hop Contra a violência à mulher / A voz do gueto não se cala O projeto tem o intuito de trazer conscientização sobre a questão social de violência à mulher dialogando com o público através do Hip Hop, dia 24/03, no Ceu Tiquatira.

Ladeira das Crianças – Teatro Funk. Grupo Rosas Periféricas No bonde da ladeira tem criança que sonha em ser DJ, menino curioso para saber o que há dentro do pote, menina de cabelo de nuvem; tem criança igual a todo mundo que foi criança um dia e morou na periferia. As histórias de crianças periféricas ganham a cena e revelam seus desejos e sonhos, embalados pelo ritmo do funk. No CEU Aricanduva dia 25/03 e no CEU São Mateus dia 29/03.

Divas do Hip Hop concebido para celebrar o universo feminino dentro da cultura Hip Hop e tem como objetivo trazer ao grande público a arte de rua realizada por mulheres, participam do projeto grandes vozes femininas: Laysa, Dryca Ryzzo e Nathy Mc. Dia 24/03 no CEU Vila Curuçá.

A reciclagem e a força das Pequenas Notáveis – Carolina de Jesus. Vidro, papel, metal e plástico são elementos utilizados na reciclagem do lixo. E ideias? Também é possível reciclar? Carolina enquanto trabalhava como catadora registrava o cotidiano da favela do Canindé em cadernos que encontrava no lixo, e depois se tornou uma das principais escritoras negras do Brasil.

Carolina Maria de Jesus, nascida em 1914, teve sua grande obra publicada em 1960, e a tiragem inicial de 10 mil exemplares se esgotou em uma semana. Em seus 58 cadernos foram encontrados romances, poemas, peças de teatro e canções. CEU Formosa dia 21/03, CEU São Mateus dia 24/03 e CEU Sapopemba dia 22/03.

Confira a programação completa on-line e presencial no site: educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br

REPORTAGEM POR MARCIA BRASIL

Fonte: Secretaria Municipal de Educação (SME)

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: A prefeitura de São Paulo preparou programação especial para as mulheres nos CEUs