O Poupatempo de Itaquera já chegou a realizar mais de 62 milhões de atendimentos

Durante a primeira fase da epidemia da covid19 no plano São Paulo, quando tudo foi fechado, com três meses de reabertura, a unidade já contabilizava mais de 100 mil serviços públicos prestados à população. Funciona no mesmo local há 21 anos, desde que foi inaugurado, o posto já prestou mais de 62 milhões de serviços públicos, com cerca de 500 mil ao ano.

A unidade teve o fechamento temporário devido à pandemia do novo Coronavírus e, após três meses da reabertura, em 19 de agosto de 2020, já contabilizava mais de 100 mil atendimentos presenciais. Além disso, o Poupatempo de Itaquera realiza, diariamente, uma média de 1.800 serviços. Entre os mais procurados, estão RG, CNH e CRV, respectivamente.

Rodrigo acha fácil e prático, mas acredita que algumas ações poderiam ser virtuais pela praticidade e economia de tempo e transporte. “Num contexto geral, acredito que durante a pandemia o atendimento ficou mais complexo com muito dificuldade principalmente para fazer remarcação de segunda via de RG hoje eu vim fazer uma solicitação de prova teórica do DETRAN, por eu já ter tudo organizado o atendimento foi mais tranquilo, mas para algumas solicitações acho que o atendimento virtual poderia ser melhorado”

O programa tem 24 anos de existência e conta com mais de 606 milhões de serviços públicos prestados. Em 2020, foram registrados 7,3 milhões, e desde a retomada das atividades presenciais, foram realizados 4 milhões de atendimentos, sendo 3 milhões online e 1 milhão presencial.

Tem história o Poupatempo de Itaquera, um dos primeiros a serem inaugurados, sendo a maior unidade do programa, afirmou a direção da Prodesp. “Essa comemoração se deve à excelência em atendimento, ao padrão de qualidade dos nossos serviços e à proximidade real e humana entre funcionários e cidadãos. Não é à toa que o posto de Itaquera é considerado um pavilhão da cidadania”.

O Poupatempo ampliou a oferta de serviços digitais em todo o Estado de São Paulo. Entre as novidades estão a mudança ou adição de categoria na CNH, primeira habilitação e liberação de veículos.

Já são mais de 90 opções disponíveis no portal, nos totens de autoatendimento e também no aplicativo Poupatempo Digital, como primeira habilitação, segunda via e renovação da CNH, adição ou mudança de categoria, liberação de veículo, licenciamento, transferência, IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro Desemprego, Carteira de Trabalho, Nota Fiscal Paulista, entre outros.

Com navegação intuitiva e poucos cliques, é possível solicitar os serviços através dos canais digitais com praticidade e comodidade, sem a necessidade de sair de casa. O objetivo é desburocratizar cada vez mais os processos, que podem ser resolvidos completamente online.

O Poupatempo reduziu a capacidade de atendimento presencial, durante a pandemia, priorizando serviços que necessitam da presença do cidadão para ser concluído, como a solicitação do primeiro RG e renovação da carteira de identidade, além da transferência interestadual e mudança de característica de veículos, por exemplo.

Os demais serviços, como solicitação da Carteira de Trabalho, Seguro Desemprego, Licenciamento e Transferência de Veículo, puderam ser feitos de forma remota, pela internet, também pelas plataformas digitais do programa.

Para regularizar pendências sobre o Imposto de Renda, a Receita Federal oferece serviços pela Internet. Não há necessidade de ir ao Poupatempo de Itaquera para solicitá-los.

A Receita Federal em Itaquera somente atende presencialmente os serviços de CPF, para outros assuntos, como: alteração de dados e pedidos de regularização não concluídos nos órgãos conveniados; consulta de cadastro; inscrição de CPF para falecidos; cálculo de débitos e emissão de guia para pagamento (DARF); pesquisa de situação fiscal e cadastral. O Poupatempo orienta o cidadão a acessar o site da Receita Federal.

Para marcar dia e horário para ser atendido, além de consultar informações, endereços e horários de funcionamento dos postos, acesse www.poupatempo.sp.gov.br ou baixe o aplicativo Poupatempo Digital.

O Poupatempo de Itaquera está localizado na Avenida do Contorno, 60 – Itaquera, com acesso pela rampa às linhas do metrô e CPTM. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e sábado, das 7h às 13h.

REPORTAGEM POR MÁRCIA BRASIL

Fonte: Governo de São Paulo

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: O Poupatempo de Itaquera já chegou a realizar mais de 62 milhões de atendimentos