PROGRAMA VOLUNTÁRIOS DA SAÚDE

Alô, munícipes,fiquem ligados! Após dois anos de suspensão, devido a pandemia do covid-19, o programa voluntários da saúde, do SUS, está de volta.

O programa, coordenado pela divisão de desenvolvimento de carreiras e qualidade de vida no trabalho, do departamento de educação em saúde da coordenadoria de gestão de pessoas, registrou de 2006, quando o programa foi implantado, até o momento, cerca de 2600 agentes voluntários.

O voluntário é um agente transformador na vida de alguém e o serviço não é remunerado/ vale lembrar que o voluntariado é a doação do tempo, desenvolvendo talentos, compartilhando experiências e os demais tipos de conhecimento, em prol a ajuda na vida do outro, promovendo o bem estar coletivo e individual.

As atividades oferecidas são: arte e cultura, empreendedorismo, qualidade de vida, sustentabilidade, bem estar animal e acolhimento e inclusão.

Para se voluntariar, é necessário escolher alguma área de interesse, entrar em contato com os interlocutores responsáveis e apresentar a atividade escolhida para desenvolver com os participantes.

É preciso informar também se o interesse junto com a atividade escolhida pertence a uma ong ou algo parecido, se caso positivo, é obrigatório informar o nome do responsável pela ação que será desenvolvida. Vale lembrar que a duração de cada atividade não deve ultrapassar quatro horas diárias ou doze horas semanais.

Para participar do voluntariado, é necessário ter acima de 18 anos e algum conhecimento da atividade que o voluntário se propôs a participar.

Os interessados devem se inscrever atrás de um formulário cedido na página da secretaria municipal de saúde e prestar atenção na futura convocação.

Para monitoramento, a secretaria de saúde utiliza o programa o sistema de voluntários (sisvol), que passou por uma grande reformulação em 2021.

Esse sistema gera o contrato dos funcionários voluntários, assim como termos aditivos, declaração de participação e demais documentos necessários para a integração do voluntário junto ao programa.

Dessa forma, o município de São Paulo busca o engajamento da sociedade civil na realização de atividades de interesse público, buscando a socialização, a auto-estima, estimulando a solidariedade, a responsabilidade social, a cooperação e demais práticas educativas que buscam ajudar na melhora cognitiva dos demais participantes.

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: PROGRAMA VOLUNTÁRIOS DA SAÚDE