Programa Acompanhante de Idosos (PAI) promove melhoria de vida e bem-estar a seus atendidos

Projeto visa atender homens e mulheres em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade acima de 60 anos, reintegrando-os ao convívio social

Dar apoio e suporte nas Atividades de Vida Diárias (AVD’s) e suprir outras necessidades de saúde e sociais fazem parte das ações do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa do município de São Paulo oficializada em 2008 pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O projeto atende homens e mulheres em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social acima de 60 anos. O cuidado oferecido pelas equipes do PAI integra um projeto terapêutico, que reinsere essa faixa etária ao convívio social, trabalhando a autonomia e a qualidade de vida.

O trabalho é realizado por uma equipe multiprofissional, que faz visitas domiciliares e auxilia os idosos participantes do programa em suas tarefas diárias. O grupo organiza os remédios, orienta atividades físicas e identifica as dificuldades dos atendidos para proporcionar-lhes bem-estar.

As equipes contam com um assistente social (coordenador), um médico, um enfermeiro, dois técnicos/auxiliares de enfermagem, um motorista e dez acompanhantes, que vão à casa dos idosos e realizam atividades.

Entre elas destacam-se os mutirões de limpeza e o auxílio para a execução de exercícios físicos. Além disso, orientam essas pessoas a modificar alguns hábitos que podem levá-las, por exemplo, ao risco de quedas.

É um tipo de cuidado domiciliar bio-psico-social a pessoas idosas em situação de fragilidade e vulnerabilidade social, que disponibiliza a prestação dos serviços de profissionais e acompanhantes de idosos, para apoio e suporte nas Atividades de
Vida Diárias (AVD’s) e para suprir outras necessidades de saúde e sociais.

Dentre as ações, os objetivos que se destacam: promover assistência integral à saúde da população idosa descrita, objetivando desenvolver autocuidado, autonomia, independência e melhoria do estado de saúde; Evitar, ou adiar a institucionalização e oferecer condições a essa população de uma vida mais autônoma e de melhor qualidade.

O idoso ainda tem a promoção da quebra do isolamento e exclusão social; apoio na formação, acompanhamento e recebe o suporte técnico de acompanhantes de idosos (AI’s), para atender a população idosa descrita, em seu domicílio e/ou na cidade; é beneficiado ao integrar as redes formais e informais de atenção à pessoa idosa para fortalecimento de parcerias e obtenção de alternativas de atendimento das demandas.

Dona Nilva de 84 anos, que mora sozinha, teve o cadastro feito pela neta Maria de Lourdes que foi até a unidade com os dados da avó: “é fácil chego lá, converso
direitinho, dou a identidade e falo o endereço telefone e eles vem”.

A Equipe de profissionais do PAI é composta de 1 Coordenador, com formação em Serviço Social, 1 médico clínico, 1 enfermeiro, 2 auxiliares de enfermagem, 1 agente administrativo, 10 Acompanhantes de Idosos e 1 motorista.

Para conhecer o PAI Guaianases, a unidade fica localizada na rua professor Cosme Deodato Tadeu, 90, centro de Guaianases, ou entre em contato pelos telefones: 2557 8177 ou 2553 6227

O programa atende todas as regiões da cidade de São PAULO, acesse os endereços e telefones no site da Secretaria Municipal da Saúde.

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Literatura Marginal: os escritores da periferia. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais

VÍDEO: Programa Acompanhante de Idosos (PAI) promove melhoria de vida e bem-estar a seus atendidos

INFORMATIVO: Programa Acompanhante de Idosos (PAI) promove melhoria de vida e bem-estar a seus atendidos