Programa de recapeamento contempla principais vias de Guaianases

Ruas e avenidas receberam asfalto novo que vai proporcionar mais segurança e conforto.

Os usuários e moradores do bairro reclamam da quantidade de buracos, devido aos alagamentos do córrego de Itaquera, do desgaste por chuvas e erosão.
A Subprefeitura de Guaianases realizou obras de recapeamento em alguns pontos, com o asfalto novo, e a reforma de guias, sarjetas e galerias.
A pavimentação e o asfalto novo fazem parte do programa recape da cidade, que colabora com a redução do desgaste do solo e reduz os danos causados por poças de água que acumulam e aceleram, pelo atrito de veículos pesados como ônibus e caminhões, o surgimento de novos buracos ou o aumento deles.
Amélia estava atrasada cerca de 30 minutos para a consulta na UBS próximo à rua Iguatemi, por conta de buraco que atrapalhava o trânsito e formou grande congestionamento, em frente à Pedreira, de onde saem muitos caminhões pesados.
Sua crítica é sobre tapar buraco que não resolve, porque voltam a aparecer. A moradora de Guaianases acha que a subprefeitura deveria recapear todas as vias, não só no centro do bairro “Ah! atrapalha, né? Por causa que os motoristas ficam parados, esperando, para poder desviar, não é verdade? Então, pronto! Aí atrasa mais a gente que tem compromisso na hora certa e eles estão tapando o buraco em tudo quanto é canto aí.”
Entre algumas vias, que receberam as obras de pavimentação, as ruas Benedito Leite de Ávila, Copenhagen e professor Cosme Deodato Tadeu Vias, todas foram contempladas pelo programa.
O asfalto novo chegou também na avenida José Pinheiro Borges, importante alça de acesso da radial leste que conecta todos os bairros na extensão desde o parque Dom Pedro até Guaianazes.
A subprefeitura informa que o programa de recape contempla as principais vias, que seguem o roteiro de obras e reformas no bairro, destacadas pelo tráfego pesado e acessos de transporte público e veículos nos terminais de ônibus e da  estação da 6CPTM.
As vias com tráfego intenso são importantes na região por onde transitam carros, motos, caminhões, e, principalmente, para os ônibus que circulam pelo bairro e outras linhas que ligam vários bairros da zona Leste.
A coordenação de obras ressalta que além da pavimentação as reformas de guias e sarjetas, bem como sarjetões, vão proporcionar maior conforto e qualidade de  vida à população, facilitando a drenagem de água de forma correta.
De acordo com a subprefeitura de Guaianases é preciso continuar com a   zeladoria, obras novas e reformas dos bairros e as constantes manutenções,   inclusive pavimentação com o asfalto novo, levando melhorias para a região.
A gestão enfatiza o diálogo próximo da população, para apoiar e transformar a vida dos moradores e trabalhadores de Guaianases.
A subprefeitura de Guaianases diz que entre os critérios considerados para a escolha destas vias a serem recapeadas, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.
O programa usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar  as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior.
Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização.
A subprefeitura garantiu que todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 90 dias, abreviado em grandes avenidas.
Para solicitar serviços à Prefeitura de São Paulo (PMSP) e acompanhar sua resolução, basta se comunicar pelos canais de atendimento do portal 156 pelo site, telefone ou aplicativo SP156.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Subprefeitura Guaianases
Imagens: Márcia Brasil, Subprefeitura Guaianases

A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “O UNIVERSO DE RUTH ROCHA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: