Carteira de Identidade Nacional pode ser emitida no Poupatempo de Itaquera
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) vai transformar a identidade do cidadão.
A emissão do documento de identificação, agora, tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação.
Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e mitiga os problemas de fraudes no Brasil. Tudo isso, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Para além de um documento de identificação, a CIN conecta o ciclo de vida do cidadão desde seu nascimento ao óbito e interrompe a fragmentação de sistemas e informações divergentes, bem como o uso de múltiplos documentos para identificação nas relações do cidadão com o Estado e com o setor privado.
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais. Entre as inovações incorporadas está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados.
Além disso, a nova Carteira de Identidade Nacional, que também é digital e está no aplicativo GOV.BR, permite mais segurança ao cidadão, visando mitigar fraudes documentais, pagamentos indevidos e promover a integridade dos dados nos cadastros administrativos.
A norma regulamentadora estabelece requisitos para a expedição da Carteira de Identidade por órgãos de identificação dos estados e do Distrito Federal, com a parceria dos Institutos de Identificação dos estados brasileiros que atuarão de forma integrada, como é o caso do Poupatempo em São Paulo.
Silvia, moradora de Lajeado, se preocupou com a perda da validade do seu RG e descobriu que poderia fazer o agendamento pelo aplicativo, mas prefere fazer para não sofrer com fraudes e se sentir mais segura. Para vir ao Poupatempo de Itaquera, ela usou a linha 11-coral da CPTM e obteve informações no balcão da unidade para toda a família.
“É, parece que é até 2032 que pode arrumar, até 2032, não é obrigatório fazer agora. Então, só em alguns lugares, aqui em Itaquera, não são todos os Poupatempos. É bom, não precisa carregar um monte de documento, né? Você vai carregar um documento, em vez de carregar todos aqueles documentos. E você também vai ter o documento digital. Então, necessariamente não precisa andar com documento, você vai ter mais segurança.”
O governo de São Paulo informa que o Poupatempo Itaquera, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) e o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), foi lançado como projeto-piloto para oferecer ao cidadão o novo documento.
Para solicitar a CIN no estado de São Paulo será necessário preencher alguns requisitos, como ter uma conta GOV.BR no nível Prata ou Ouro, ser maior de 16 anos, estar em situação regular na Receita Federal, com os mesmos dados da certidão de nascimento ou de casamento.
A Carteira de Identidade Nacional adota o número do Cadastro de Pessoas Físicas
(CPF) como Registro Geral Nacional, acabando com a duplicidade na identificação do cidadão e reduzindo possibilidades de fraudes.
O documento apresenta um QR Code, que permite verificar sua autenticidade, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. A versão digital estará disponível no app GOV.BR, no menu Carteira de Documentos.
O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Neste momento, o agendamento para a CIN será feito exclusivamente no aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR.
O posto do Poupatempo de Itaquera informou que para o cidadão conseguir a emissão da primeira Carteira de Identidade Nacional (CIN) , a primeira via é gratuita, e o usuário deverá apresentar documento com CPF, além da certidão de nascimento ou de casamento (original e cópia simples).
Para solicitar a CIN, é necessário fazer o agendamento exclusivamente pelo aplicativo para celulares Poupatempo SP.GOV.BR. No dia agendado, os cidadãos devem se dirigir ao local escolhido levando consigo a certidão de nascimento ou de casamento.
A dúvida da maioria é, como da Silvia: “até quando poderei usar o Registro Geral
(RG)?” De acordo com o Governo Federal, o RG não perdeu a validade e continuará sendo emitido pelo Estado de São Paulo.
Portanto, até 28 de fevereiro de 2032, o RG dos estados será válido e emitido
normalmente. Por isso, é importante ressaltar que não há necessidade de correria aos postos para emissão da CIN.
Para mais informações e agendamento para emissão do documento, acesse o site
Poupatempo SP.GOV.BR
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Governo de SP / Governo Federal / Agência Brasil
Imagens: Márcia Brasil
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