Passageiros do terminal de Guaianases não aguentam mais o calor dos ônibus

A reclamação é unânime para quem utiliza ônibus com ou sem ar condicionado

A cidade de São Paulo enfrenta dias sufocantes. As reclamações são maiores para quem utiliza o transporte público sem ar condicional, ou mesmo com ar condicionado que não refresca a temperatura que causam transtornos aos passageiros e continua mantendo a mesma temperatura, interna ou externa.
A temperatura interna nos ônibus muitas vezes é a mesma que das ruas e avenidas, os ônibus chegam a marcar nos dias de calor de 29 graus quando estão no terminal a 32 graus quando circulam com os passageiros.
A maioria reclama da temperatura que passa dos 30°C à sombra e deseja uma viagem confortável. Dentro do ônibus de 10 a 30 minutos de viagem, ao chegar ao ponto final, a temperatura interna marca 32°C, temperatura regulada nas garagens, sem interferência do condutor.
Essa é a reclamação da Vera que usa os ônibus no terminal Guaianases diariamente, ela acha que os ônibus com janelas, às vezes, são melhores do que com ar condicionado.
“E que poderia ter janela, normalmente não tem mais. Alguns não tem, os que tem, abre a acaba ficando mais quente, não sei o que é pior: o ar ou a janela aberta. Então fica uma situação bem complicada. Aquele ali, por exemplo, tem janela e não tem ar,
então não entra vento, e só fica lá quente lá dentro, tem hora que não circula mais, fica aquele mormaço então, realmente eu não sei o que fazer”.
A promessa da prefeitura à cidade de São Paulo de entregar mais de 1100 unidades de ônibus elétricos ficou para trás, agora a SPTrans recebeu 1146 a diesel mesmo proibido desde outubro de 2022
Em 2023, a frota de ônibus elétricos na capital paulista foi ampliada com mais 15 ônibus da nova geração. Os ônibus movidos por baterias, na cidade de São Paulo, passaram de 69 para 84, sendo que 75 são da nova geração e outros 19 operam desde 2019, sendo cada veículo com 15 metros de comprimento e capacidade para 94 passageiros com mais uma cadeira de rodas.

A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “O UNIVERSO DE RUTH ROCHA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: