Vila Reencontro é inaugurada em Guaianases
O conjunto de moradias tem capacidade para acolher 64 famílias
Moradores que vivem em situação de rua no bairro de Guaianazes agora tem um novo recomeço na Vila Reencontro, onde mais de 64 moradias poderão abrigar famílias que se encontram em situação de miséria nas ruas do bairro, há mais de 3 anos.
No bairro de Guaianases, centenas de pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social são cadastradas como moradores de rua e vivem embaixo dos viadutos próximos do terminal de trens e ônibus na região central.
No mesmo local, essa população tem acesso a tenda montada para altas temperaturas que oferece água e frutas para se hidratarem. Gustavo acha importante a iniciativa.
“Acho bom que tá ajudando eles porque muitas vezes a gente não pode ajudar, a prefeitura ajudando né é bem melhor. Eu acho muito bom né porque às vezes a prefeitura eu não vejo ajudando muito, quando a gente vê, é uma coisa muito boa, para ajudar realmente as pessoas que necessitam que estão na rua, e não consegue arrumar uma casa, uma comida”
A Prefeitura de São Paulo inaugurou a Vila Reencontro Guaianases na primeira
semana de abril, sendo a quinta unidade do programa, e a primeira do extremo leste da capital.
A vila, que vai acolher 64 famílias para abrigar até 256 pessoas, em situação de rua na cidade, foi realizada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
De acordo com a Smads, o Programa Reencontro é inspirado no modelo de Housing First (“Moradia Primeiro”). Além da infraestrutura e acompanhamento profissional, diariamente, as famílias recebem café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, que funciona ininterruptamente, 24 horas por dia.
Na vila, as casas tem áreas comuns que incluem lavanderia, cozinha comunitária,
biblioteca, brinquedoteca, playground, quadra poliesportiva, além de salas
administrativas e de atendimentos sociais.
Segundo a prefeitura, há ainda um trabalho na Vila Guaianases de acompanhamento da assistência social a essas famílias em situação de rua, fornecimento de cursos profissionalizantes para reinserção no trabalho.
De acordo com a Smads, as pessoas realizam trabalho de zeladoria na região como varrição, corte de grama e retirada de lixo e entulho nas vias, pelo Programa Pot.
O Programa Reencontro é voltado apenas para a população em situação de rua. Inclui iniciativas nas áreas da assistência e desenvolvimento social, saúde, direitos humanos, entre outras.
A Vila Reencontro é um serviço de moradia transitória para pessoas e famílias em
situação de rua. Ela tem como objetivo fornecer moradia temporária e contribuir para o desenvolvimento de seus usuários e usuárias, apoiando a reconstrução da autonomia e a saída qualificada da situação de rua.
Para ter acesso, as pessoas são encaminhadas pelo Núcleo de Desenvolvimento
Social (NDS), que seleciona as famílias cadastradas na Assistência Social, através do Cadúnico.
Os critérios de elegibilidade para acolhimento é para quem se encontra em extrema vulnerabilidade social (abaixo da pobreza, estado de miséria), para serem contempladas às moradias transitórias, principalmente as famílias em que as mulheres são as responsáveis e que possuam menores que estejam em situação de rua Vila Reencontro Guaianases I está localizada na rua Mestre Valentim, 281, Vila São Pedro
Para mais informações, entre em contato com o Núcleo de Desenvolvimento Social pelo Telefone: 11 3291-9690
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais
A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “O UNIVERSO DE RUTH ROCHA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.