Guaianases não tem ciclovias

Sem ciclovias conectadas, ciclistas usam Metrô/CPTM para chegar ao destino entre bairros ou atravessar a grande São Paulo

Os bairros de Guaianases e Lajeado, sem ciclovias, não oferecem a mínima  segurança para os ciclistas que na adrenalina trafegam em meio ao perigo ao lado de ônibus e carros em ruas e avenidas. Muitos usam calçadas estreitas e compartilhadas já que não há conclusão de ciclovias e ciclofaixas.
A reclamação dos ciclistas é antiga, já que a região não tem visibilidade no plano cicloviário. As ciclovias atenderiam quem se desloca nos bairros de Guaianases, entre os distritos de Itaquera, Tiradentes, e, também, na grande São Paulo, no alto do Tietê, como as cidades de Suzano, Poá e Ferraz de Vasconcelos.
As reclamações contra a gestão do prefeito são inúmeras, além das vias apagadas, de acordo com as entidades e organizações cicloativistas, os mesmos denunciam o
descaso à lei de trânsito por motoristas infratores que estacionam nas ciclovias e não respeitam as faixas exclusivas para ciclistas.
De acordo com as entidades, na gestão do atual prefeito, a continuidade das ciclovias no Plano Cicloviário da Cidade de São Paulo foi interrompida por longo tempo. A promessa Covas/Nunes sobre as obras das ciclovias, apenas 23km foi entregue pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB).
As ciclovias, que não foram conectadas em outros bairros, mesmo na grande São
Paulo, ou seja, são quebradas, lamentam os ciclistas. Enquanto as ciclovias não são conectadas, ciclistas que moram em outros extremos, ou na grande São Paulo, usam transporte público lotado.
A prefeitura de São Paulo tinha anunciado a expansão do modal e prometeu entregar novas ciclovias e ciclofaixas através de edital, para expansão de 158 km, que foi publicado em setembro de 2023, foram entregues apenas 23 km, da malha cicloviária de São Paulo (731 km).
As obras de extensão do Plano Cicloviário da Cidade de São Paulo estão paralisadas para ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas, o que completaria quase 1000 km em toda a capital, de acordo com entidades cicloativistas.
Ciclovia não foi concluída, poderia promover mais segurança para ciclistas da ciclofaixa radial leste até o bairro de Guaianases, uma das principais rotas para os ciclistas, que a utilizam para o transporte, passeio e esporte, e cruzam a zona leste, também, vindos da região metropolitana de São Paulo, do alto do Tietê até o centro de São Paulo Isaac contou para a repórter na estação de Guaianases, a maratona que faz para ir à casa de seus pais em Ferraz de Vasconcelos, lamenta que a periferia esteja abandonada pelo poder público.
“Agora eu tô indo lá para Ferraz de Vasconcelos. Eu moro na Vila Madalena da Vila Madalena vou pedalar até a Barra funda, da Barra funda eu pego o metrô até Itaquera e de Itaquera eu pego o trem ate aqui na zona leste.”
A atual gestão prometeu continuidade das obras das ciclovias, mas dos 158 km anunciados, apenas 23 km na cidade entregue por Ricardo Nunes (MDB).
A evidência, quanto ao desprezo à mobilidade pedal, é a prova de ciclovias e ciclofaixas que são apagadas para beneficiar moradores e comerciantes contrários ao modal, destacam ciclistas que sentem o peso da insegurança dia a dia.

Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: CET/ Ciclocidade
Imagens: Márcia Brasil

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