PILATES: UM EXCELENTE ALIADO PARA O NOSSO CORPO E MENTE.

O pilates surgiu na década de 1920, durante a Segunda Guerra Mundial. Criado pelo professor alemão Joseph Pilates, o método foi utilizado para aliar corpo e mente, dando relaxamento a soldados que viviam sob medo e estresse em meio a inúmeros bombardeios.

São seis princípios básicos que foram instituídos pelo mestre: Concentração, Centralização, Fluidez , Respiração cadenciada, Controle Corporal e precisões dos movimentos.

A instrutora de pilates, Amanda Konig, nos explicou melhor sobre os benefícios do pilates

no corpo humano.

“O pilates é um método de fortalecimento muscular. Então, já começa por aí. Um dos benefícios é o fortalecimento muscular, mas a gente trabalha esse fortalecimento através do reequilíbrio postural. Então, isso envolve, melhora dos músculos posturais, melhora do equilíbrio, melhora a concentração, ganha também mais foco e todo esse conjunto, mais o trabalho com a respiração, acaba ajudando a minimizar o estresse e a ansiedade das pessoas”.

A professora também informou que o ideal para praticar esse tipo de exercício, são duas vezes por semana, para começar a ver os resultados. Para os mais sedentários, praticar uma vez por semana pode ser um bom começo para obter disciplina e resistência.

Assim como a maioria dos exercícios, o pilates também pode emagrecer, se aliado com uma boa alimentação. Ela também diz: “O que emagrece mesmo é comer menos do que gasta. Se vai ao pilates e está trabalhando em uma reeducação alimentar e faz uma dieta, come saudável, está se gastando energia e provavelmente você vai emagrecer. O que o pessoal gosta do pilates é como a gente trabalha bastante a região de fortalecimento do abdome e reativação da postura, quem pratica pilates tem essa região da cintura diminuída com o passar das aulas. Mas, o emagrecimento mesmo é por causa da dieta”, avisa ela.

Por Caroline Rossetto

VÍDEO: PILATES: UM EXCELENTE ALIADO PARA O NOSSO CORPO E MENTE.

INFORMATIVO: PILATES: UM EXCELENTE ALIADO PARA O NOSSO CORPO E MENTE.