“DESCARTE CORRETO” CHEGA EM GUAIANSES
Programa itinerante de incentivo ao descarte correto de lixo reciclável e demais entulhos passou pelo bairro do extremo leste.
Foto de Gabriel Lima
A cidade de São Paulo iniciou, em 2004, a instalação dos Pontos de Entrega Voluntárias (PEVs), grandes contêineres verdes que servem para que a população possa realizar a coleta seletiva, levando materiais recicláveis como plásticos, papéis, vidros e metais. Em Guaianases existem vários destes PEVs distribuídos pelo bairro, porém muitos moradores não parecem saber da existência ou para que servem.
Pensando nisso, o Grupo Corpus, que é uma das empresas que realiza a coleta seletiva em muitos bairros da zona leste de São Paulo, está realizando uma iniciativa para incentivar o descarte de materiais recicláveis e entulho de forma correta. Literalmente o programa se chama ‘Descarte Correto’, e trata-se de uma unidade móvel, com um contêiner maior e que visita alguns bairros mais distantes dos PEVs ou que são populares pela quantidade de lixo descartado incorretamente.
Essa ação é gratuita e ocorre uma vez por mês, sendo avisada com antecedência pelos principais canais de comunicação das subprefeituras. O programa já foi realizado em Guaianases, nos dias 26 e 27 de novembro.
Em nota, a Corpus informou que:
“O diferencial do Descarte Correto está em seu alicerce, pautado no trabalho de educação ambiental junto à comunidade, com palestras e visitas dos nossos agentes ambientais aos comércios, escolas, entidades e casas da região.
Durante a abordagem eles informam aos moradores sobre como funciona a estrutura que estará ali para receber determinados materiais, instruindo sobre o uso correto e tirando dúvidas que possam surgir. Desde maio já foram extintos 78 pontos viciados, em sete localidades distintas, tendo ainda cinco pontos de descarte irregular revitalizados e uma manutenção refeita.”
Em Guaianases já são mais de 10 Pontos de Entrega Voluntária distribuídos pelo bairro. Não é necessário pagar nada para descartar, somente sendo necessário verificar se o material é próprio para o descarte e se o tamanho é comportado no contêiner. Veja onde ficam os PEVs disponibilizados em Guaianases:
-
Unidade de Áreas Verdes da Subprefeitura – Rua Otelo Augusto Ribeiro, 582
-
Parque Lajeado – Rua Antonio Thadeo, s/n
-
Parque Guaratiba – Rua Salvador Gianetti
-
Mercado Municipal de Guaianases – Praça Getúlio Vargas
-
Unidades de Saúde:
-
AE São Carlos – Rua Macabu, 35
-
CTA Guaianases – Estrada do Lageado Velho, 96
-
UBS Fanganielo – Rua Francisco Nunes Cubas, 60
-
UBS Guaianases II – Rua Comandante Carlos Rhul, 189
-
UBS Jardim Robru – Av. Nordestina, 5593
-
UBS Prefeito Celso Daniel – Rua Jorge Maraccini Ponfilho, 210
-
UBS Vila Chabilândia – estrada do Lageado Velho, 96
-
UBS Vila Cosmopolita – Rua Aldeia Maria, 258
Contudo, o munícipe também pode indicar novos locais que podem receber um contêiner do programa, desde que sejam em locais de grande fluxo e fácil acesso da população, mas que não atrapalhem o transito viário e de pedestres.
A assessoria de comunicação da Subprefeitura de Guaianases enviou uma nota de incentivo do projeto, destacando que a educação sobre resíduos é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais sustentável e menos agressiva com o meio ambiente, e que a reciclagem correta de lixo é o meio mais eficaz de melhorarmos a situação.
Este projeto foi realizado com o apoio da 5a Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO