A cidade de São Paulo está com inscrições abertas para cursos de música no Projeto Guri 25

Voltado para os Grupos Infantis e Juvenis, com idades de 6 a 18 anos, o projeto é parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música realizado no programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e Grande São Paulo.

No Guri os alunos e alunas têm a oportunidade de enveredar por diversas áreas da música. São 10 os Grupos Infantis e Juvenis – sete formações instrumentais e três vocais.

No polo CEU Jambeiro, em Guaianases, estão abertas as vagas para cursos de iniciação musical para crianças de 6 e 7 anos. Para os menores dos 10 aos 18 tem a grade de sopro quase inteira, as aulas são online (flauta, saxofone,clarinete).

Os cursos de cordas são presenciais e estão com vaga disponível de contra baixo acústico e a viola de arco. Se o interessado não encontrar vaga no curso de sua escolha, preencherá a intenção na lista de espera e aguarda um tempo para realizar a matrícula.

Um casal de jovens traz os filhos gêmeos de 7 anos no contraturno da escola. A mãe diz estar contente com a participação deles na música por achar que são envolvidos no Guri Ceu Jambeiro.

“São dois meninos gẽmeos de 7 anos, eles estão na iniciação musical e começaram no ano passado, mas por conta da pandemia foram poucas aulas, mas eles adoram”, enfatizou a mãe.

No total, os conjuntos reúnem 390 alunos de toda a rede do Guri Capital e Grande São Paulo, que são selecionados mediante audições e realizam encontros semanais. Os ensaios, além de trabalhar repertório e aprender de perto com músicos de destaque nacional e internacional, os alunos e alunas do Guri têm contato com diferentes realidades e linguagens.

Essa diversidade, acompanhada por debates e discussões, transforma o ambiente do ensino e prática de música em um ambiente de troca de experiências e empoderamento, permitindo uma reflexão aprofundada sobre seu papel na sociedade, como cidadãos e cidadãs conscientes de seus direitos e oportunidades.

Atualmente, existem nove grupos musicais formados por alunas e alunos dos diferentes polos do programa como Banda Sinfônica Infanto-Juvenil, Banda Sinfônica Juvenil, Big Band Infanto- Juvenil, Camerata de Violões Infanto-Juvenil, Coral Juvenil, Coral Infantil, Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil, Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil, Regional de Choro Infanto-Juvenil e como parte das atividades de Difusão Formativa, temos o Grupo Artístico-Pedagógico de familiares, também conhecido como Coral de Familiares do Guri.

Todos os alunos e alunas matriculados(as) nos cursos de Iniciação Musical, Instrumento ou Canto podem fazer inscrição. A aluna ou aluno interessado(a) deve procurar pela equipe do seu polo para realizar o preenchimento da ficha de inscrição. Após a intenção da vaga, será avaliada pela equipe sociopedagógica, que emitirá um parecer favorável ou não à participação do estudante na audição.

A temporada de 2022 dos Grupos Infantis e Juvenis está com processo seletivo disponível entre os dias 07 e 21 de março. O resultado será divulgado no dia 13 de abril de 2022, via e-mail para as equipes de polo e no site do Guri na Capital e Grande São Paulo.

Para mais informações sobre a idade para os interessados, datas, locais e cursos, acesse o site www.gurisantamarcelina.org.br

Fonte: Projeto Guri Santa Marcelina

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: A cidade de São Paulo está com inscrições abertas para cursos de música no Projeto Guri 25