Dráuzio Varella – O frio provoca gripe?

Quem não conheçe o médico Dráuzio Varela?

Sempre disposto a esclarecer os mitos da crendice popular sobre a saúde.

É comum achar que o tempo frio causa a gripe, mas será que é verdade?

O Dráuzio explica essa relação:

A diferença entre gripe e resfriada é uma diferença muito clara. Embora na prática todo mundo confunda. Aliás na prática a pessoa espirrou diz que está gripada. Bateu um vento ela acha que pegou gripe. É pegou uma friagem ela acha que pegou gripe também. Na verdade gripes resfriados são doenças provocadas por vírus. São doenças que tem sintomas semelhantes mas há muitas diferenças entre elas. Por exemplo, as duas dão dor de garganta, coriza, nariz fica meio pingando, aquela coisa congestionada, os olhos avermelhados, podem dar febre. Mas as semelhanças param aí. No caso o resfriado é provocado por uma quantidade enorme de vírus. Não tem nem relação uns com os outros. Em comum eles tem o fato de atacar as mucosas respiratórias e só. Esses vírus são mais de duzentos ,por isso que a gente pega dois, três resfriados às vezes num ano porque a gente adquire imunidade contra um, mas não contra os outros. Esses vírus acometem a parte alta do sistema respiratório. Garganta, um pouco da traqueia, os brônquios maiores. e aqui os a as mucosas do nariz e dos seios da face. Provocando esse corrimento nasal muito característico. Resfriado cura em dois a cinco dias. Os sintomas dá um pouco de quebradeira, mas você consegue tocar o seu dia a dia, embora seja um pouquinho prejudicado pelo desânimo, mas você tem força muscular e e condição até de trabalhar.

  • A gripe é diferente. A gripe é provocada pelo vírus influenza. E esse vírus influenza é o mesmo vírus que vai sofrendo mutações. Por isso que a vacina da gripe funciona um ano. Não funciona no ano seguinte esses vírus provocam uma infecção muito mais grave. Também dão dor de garganta, coriza, eh dão tosse, mas eles comprometem as vias aéreas inferiores. Os pequenos brônquios.

Então dá uma tosse mais forte e a infecção é mais grave. Enquanto o resfriado dá uma febrícula, trinta e sete e pouco, trinta e sete e meio, trinta e sete e sete. A gripe da febre mais alta, uma febre que passa de trinta e oito graus. E ela derruba porque o vírus dá dores musculares, um cansaço absurdo. Eu costumo usar como critério de separação quando alguém me diz, ah eu peguei uma gripe no mês passado, eu pergunto, foi trabalhar?

Se ele disser, olha eu fui mas eu não aguentei, tive que voltar pra casa. Provavelmente é gripe. Se ele disser, não, eu fui trabalhar, até consegui, mas meio com mal-estar, me arrastando um pouco, foi resfriado. A gripe joga você na cama, você não tem escapatória. Pegamos muito mais resfriados no decorrer do ano do que gripes. As gripes são felizmente efeitos eventos mais raros.

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: Dráuzio Varella – O frio provoca gripe?