INCENTIVO A ARBORIZAÇÃO
A cidade de São Paulo é popularmente conhecida como selva de pedra, mas o munícipe pode contribuir para tentar mudar esse título.
O programa permanente de incentivo à arborização tem como objetivo ampliar a cobertura arbórea, aumentar a biodiversidade e promover a qualidade ambiental e melhorar o ar em que respiramos.
Quem quiser participar da campanha, pode solicitar até 5 mudas de árvores e o solicitante deve residir na capital, ser o proprietário do imóvel e fornecer dados específicos como: local do plantio, tamanho do espaço, enviando fotos e desenhos com as medidas exatas do lugar que será analisado.
O munícipe interessado deve ser o proprietário da área e ter os seguintes documentos: iptu ou isenção do iptu, documento com foto como rg ou carteira de motorista e devem ser enviados pelo aplicativo do portal 156.
Vale lembrar que não é permitida a retirada das mudas por terceiros e que o solicitante deve aguardar a data de agendamento e comparecer pessoalmente no viveiro indicado, o atendimento para a aquisição das mudas será através do email informado e no ato da retirada, o interessado terá que assinar um termo de adesão e responsabilidade com uma ficha de informações sobre cuidados e rotinas aos lidar com as mudas.
O viveiro disponível é o Manequinho Lopes, localizado dentro do parque Ibirapuera, que trabalha com mais de 10 mil mudas de espécie nativa, a maioria sendo de mata atlântica, com espécies de Pau-Brasil, Ipês Branco e Amarelo, Jabuticaba e Pitanga.
É aconselhável buscá-las com um carro grande, aberto e com mais pessoas para ajudar, uma vez que elas são pesadas e tem a altura estimada em três metros.
É extremamente proibido usar as mudas para fins comerciais e cumprimento de compromissos ambientais, a divisão dessa campanha armazena os dados de todos os solicitantes, incluindo as espécies fornecidas e o local de plantio.
A definição da espécie de cada árvore será de acordo com o local, ambiente, tamanho, espaço disponível e a características de cada árvores para que possa ter um crescimento adequado e saudável.
A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.