SOS MULHER

Nos últimos anos, com o aumento da violência doméstica e feminicídio no país e em São Paulo, o governo do estado trabalhou em ações voltadas para ajudar o público feminino a se reerguer e trabalhar traumas e feridas psicológicas causadas por integrantes da própria família.

A cidade de São Paulo se tornou pioneira no acolhimento e em ações de desenvolvimento no combate a violência, além de garantir proteção e bem estar, saúde, cultura, lazer e oferecer cursos sobre empreendedorismo, para essa mulher ter uma vida mais independente.

Uma dessas ações é o aplicativo “sos mulher” que oferece uma série de medidas protetivas e conta com mais de 30 mil inscrições e com quase 3 mil acionamentos, com essa ferramenta, a vítima ameaçada, com um simples clique de cinco segundos no aplicativo, a polícia militar é acionada e é deslocada ao local para atender a ocorrência solicitada.

Esse serviço é gratuito, está disponível no play store e todos os seus dados devem ser preenchidos corretamente.

Outra opção é a delegacia da mulher que desde 2020, viu aumentar o número de casos de violência doméstica ou familiar, além de atender de forma acolhedora e humanizada, crimes de prática contra a dignidade sexual feminina entre crianças e adolescentes.

Mulheres em situação de vulnerabilidade social também devem procurar, uma das 20 unidades da casa da mulher de São Paulo, que são espaços de acolhimento para troca de experiências e dores e serviços como cursos de capacitação, atendimento psicológico, social e jurídico a vítimas de violência física, mental e discriminação.

Sem excluir nenhum tipo de mulher, são atendidas pessoas a partir dos 14 anos anos que estejam passando por alguma necessidade, de todas as raças, gêneros ( incluindo travestis e transexuais) e deficiências.

Para saber mais sobre o programa sos mulher, acesse: https://www.sosmulher.sp.gov.br

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: SOS MULHER