CPTM anuncia redução no tempo de viagens da Linha 11 – Coral

Estação Guaianases é uma das mais movimentadas da linha e também ponto de embarque e desembarque nos horários de pico.

 

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou na última terça-feira (26/04), melhorias na infraestrutura da Linha 11 – Coral, que resultaram na diminuição do tempo de viagem. Se antes o trajeto entre as estações Luz e Estudantes eram completados em mais ou menos 70 minutos, graças as obras, este tempo reduziu para 63 minutos. Pode parecer pouco, mas em São Paulo faz muita diferença.

A velocidade média também aumentou, saindo de 43,58 km/h para 48,42 km/h. Houve um aumento da velocidade no trecho entre Poá e Ferraz de Vasconcelos de 70 para 90km/h. Na Estação Mogi das Cruzes, houve alteração da sinalização nas proximidades, permitindo estabelecimento de rota em tempo menor para partida de trens para Estudantes, e aumento da velocidade média entre estas duas estações de 50 para 90km/h.

Houve também Correção do raio da curva na entrada da Estação Brás, aumentando a velocidade no trecho de 20 para 50 km/h, além do aumento na velocidade de entrada em região de plataforma de 50 para 60 km/h.

Ainda de acordo com o anúncio, a empresa executou diversas outras ações para melhorias da infraestrutura como troca de trilhos, início da operação da subestação de energia de Dom Bosco e a padronização da frota em circulação na linha 11-Coral com trens da série 8000, possibilitando melhor regulação da circulação e menor tempo de parada.

A Estação Guaianases faz parte da Linha 11 – Coral e é uma das mais agitadas, com um grande fluxo de passageiros, principalmente nos horários de fluxo. Desde 2019, não é mais necessário realizar a baldeação obrigatória para o extinto Expresso Leste, já que agora os trens vão diretamente de Estudantes à Luz. Essa também foi uma manobra realizada para diminuir o tempo de viagem e de acordo com a CPTM, muitas novidades ainda estão por vir nesse trajeto.

REPORTAGEM POR HIGOR DEL CARMO

A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Audiodrama: a radionovela na era da nuvem. Este projeto foi realizado com o apoio da 5ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

INFORMATIVO: CPTM anuncia redução no tempo de viagens da Linha 11 – Coral