Chuvas e riscos sanitários
A zona leste de São Paulo há muito tempo enfrenta alagamentos com prejuízo quase total de moveis, roupas de seus moradores.
Essa calamidade se perpetua para o próximo período segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências órgão da prefeitura de São Paulo.
Seus quatro milhões e seiscentos mil habitantes sofrem com as chuvas caem em diversas regiões da zona leste.
Com 387 km quadrados é muito maior que muitas capitais brasileiras.
O que fazer para se preparar da chuva e depois como limpar tudo.
Quem dá algumas sugestões é o sanitarista Gonzalo Vecina.
“Bom, eu acho que o grande problema aí depois que passam as chuvas é se houve inundação na sua residência onde você andou com o pé no chão é uma preocupação a leptospirose, né? Então a preocupação porque os ratos moram em tocas e quando a o nível de água sobe identificam nervosas, eles urinam na na água da da chuva e aí se você tem um algum tipo de machucado, algum tipo de e a de penetração no membro inferior, pé, perna, existe uma uma grande probabilidade de você ter a infiltração do da bactéria que provoca a leptospirose, né? Que é uma que é uma doença que pode ser muito grave, levar insuficiência renal. Quando a água começa a subir, a gente tem que proteger pé e perna, usar a bota, alguma coisa que evite o contato direto com a água.
Agora, depois que passou, se você andou com o pé na água, etc, não tem muito o que fazer. É limpar e desinfetar, desinfetar com o quê? Com hipoclorito de sódio, com cândida. É o o normal, limpa a casa e onde teve a água subiu, utiliza hipoclorito, passa pano com hipoclorito, com cândida. Tomar cuidado quando usa cândida porque a Candida é corrosiva de metal, então em superfícies que tenham metal não não use candida, passa álcool
REPORTAGEM POR LAZARO DE OLIVEIRA
A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Literatura Marginal: os escritores da periferia. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.