Pagamento do Bolsa Família teve início da primeira parcela dia 18 de janeiro para milhões de brasileiros que estão com o CadÚnico atualizado
Para receber o benefício do programa social é necessário atualizar o Cadastro Único para novos pagamentos oficiais em 2023
Hoje, quase 41 milhões de famílias estão inscritas no CadÚnico e são elegíveis para o programa. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.
O pagamento do Bolsa Família, que vai substituir o Auxílio Brasil, teve início dia 18 de janeiro para os beneficiários com inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiadas pelo programa de transferência de renda.
Assim como em anos anteriores, os pagamentos serão feitos nos últimos dez dias úteis de cada mês, de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.
Para receber o Bolsa Família é preciso manter o CadÚnico atualizado, mas nem todas as pessoas inscritas têm, necessariamente, direito aos benefícios de transferência de renda. A validação desses critérios é realizada pelo Governo Federal.
A atualização do CadÚnico deve ocorrer de dois em dois anos, ou quando houver um mudança de informação no núcleo familiar.
Há muita reclamação da população que necessita do auxílio emergencial, que não conseguiu receber o auxílio por conta da dificuldade em fazer o cadastro.
Segundo relatos, as pessoas que não conseguiram receber o auxílio dizem que não conseguem vaga para fazer a atualização ou se inscrever com o novo auxílio, ainda não receberam o auxílio emergencial desde 2022.
Casos como o Fernando (56 anos) que não conseguiu fazer a inscrição por falta de vaga, tanto no CRAS quanto no Descomplica da cidade. “Me mandaram para vários lugares, eu que tenho problema físico, até agora não consegui.”
No CadÚnico são registradas informações como: características do domicílio, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.
O governo federal informa que para se cadastrar, é necessário atualizar os dados e obter o comprovante de inscrição O Cadastro Único (CadÚnico), o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda.
Os programas federais que as famílias ou a pessoa tem direito: Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios.
Para mais informações, acesse o site da Prefeitura de São Paulo
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Caixa Econômica Federal / Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMADS)
Imagens: Márcia Brasil/ SMADS
A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Literatura Marginal: os escritores da periferia. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.