Saúde de São Paulo lança campanha de vacinação dos pets contra raiva
As ações acontecem de 16 a 31 de março na capital
A imunização de cães e gatos acontece em áreas públicas na região de Guaianases nos dias 16 e 31 de março.
A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção do controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Ela é obrigatória e deve ser realizada anualmente.
Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações.
A doença provoca a inflamação do cérebro (encefalite), fatal em praticamente todos os casos. Por isso a vacinação dos animais é muito importante.
Os animais, cães e gatos saudáveis, devem ser vacinados a partir dos três meses de idade. Na cidade de São Paulo, a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ) da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) possui 17 postos fixos da em todas as regiões, aos quais os cidadãos.
Para realizar a vacinação, o proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal (RGA). Cães bravios ou mordedores, de qualquer espécie, devem utilizar focinheira apropriada, e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança.
Além disso, a DVZ possui uma agenda de ações estratégicas que acontecem ao longo do mês em áreas públicas em todas as regiões da cidade.
Ana não perde a oportunidade, ela diz que na clínica particular sai caro para ela, já que resgatou muitos animais, e leva todos de uma vez para vacinar: “eu tenho seis animais, três cachorros e trẽs gatos, todos resgatados”.
A imunização de cães e gatos acontece em áreas públicas em várias regiões da cidade e complementa o atendimento nos locais fixos.
A Supervisão da Vigilância Sanitária (SUVIS) de Guaianases informa locais, dias e hoŕários para a vacinação de animais domésticos dias 16 e 31 de março.
Dia 16, das 9h às 16h – Itaquera – Rua Trevo de Santa Maria X Rua Flor da Esperança
Dia 31, das 9h às 16h – Guaianases – av. Miguel Achiole da Fonseca X Rua Feliciano de Mendonça
Dia 31, das 9h às 16h – Guaianases – av. Miguel Achiole da Fonseca X Rua Feliciano de Mendonça
A Central de Notícias da Rádio PRINCESA ISABEL é uma iniciativa do Projeto Literatura Marginal: os escritores da periferia. Este projeto foi realizado com o apoio da 6ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.
Reportagem: Márcia Brasil
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde (SMS)