Temporada de chuvas em épocas de calor leva subprefeitura a retomar campanhas contra desastres
Objetivo é reforçar a prevenção sobre o descarte irregular de lixo nas ruas
O efeito El Nino eleva a temperatura em estações atípicas, trazendo umidade e chuvas com temporais semelhantes aos períodos de verão, o alerta é de meteorologistas que prepara as cidades para a estação mais quente do ano
Com isso, os danos podem ser maiores que anos anteriores, dos efeitos causados por vendavais e transtornos pelo alto volume de chuva, que podem provocar alagamentos devido o entupimento de bueiros com o acúmulo de lixo nas vias.
Essa é a preocupação de Rivaldo, que elogia a nova estrutura e estética do bairro, mas reclama do lixo nas ruas.
“Eu amo Guaianazes, ficou lindo, mas eu acho assim que a própria população não conserva o lugar onde mora e jogam lixo.”
As grandes tempestades vêm sempre acompanhadas de chuvas acima do normal, no período de forte calor, característica do clima típico da estação do verão, com quedas de árvores, rachaduras no asfalto e sarjetas, risco é maior com o acúmulo de água que provoca erosões e afundamento do solo.
Pensando em todos os problemas causados com a chuva, a Subprefeitura de Guaianases reforça a prevenção com as equipes de limpeza, planejamento de contingência de catástrofe lançado com a Defesa Civil, e intensifica ações organizadas pela secretaria das subprefeituras do município de São Paulo.
A zeladoria da subprefeitura com as equipes nas ruas realiza capinação e varrição de calçadas, limpeza e manutenção de córregos, reforma de sarjetão entre outros serviços, em todos os períodos: manhã, tarde e noite.
A subprefeitura de Guaianases ressalta que além das equipes de limpeza nas ruas e campanhas de prevenção, foram realizadas obras de desassoreamento dos córregos e informa sobre a importância dos ecopontos na região.
Os Ecopontos são espaços importantes para a preservação do meio ambiente, limpeza e segurança dos bairros, a fim de evitar maiores danos à população. O serviço é gratuito e tem como um dos objetivos educar a população sobre o correto descarte de lixo.
O descarte irregular de resíduos em área pública é crime ambiental e o infrator pode ser penalizado com pagamento de multa de até R$15 mil, em caso de flagrante, de acordo com a Lei 13.478/02.
O que pode ser descartado nos Ecopontos? Os munícipes podem levar pequenos volumes de entulho (até 1 m³ equivale a uma caixa d’água de mil litros) como restos de construções e reformas, móveis velhos, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.
A subprefeitura recomenda: Pense bem antes de jogar
Jogar lixo ou entulho em locais públicos. A fim de evitar graves riscos para a população e as consequências de desastres ambientais como enchentes, alagamentos, poluição dos rios, emissão de gases tóxicos, acidentes e outros impactos negativos que trazem malefícios ao ser humano, como a proliferação de animais peçonhentos e doenças infectocontagiosas.
Zelar pelo espaço público é o dever de todo cidadão, por isso, é de extrema importância a população fazer o descarte correto de lixo e entulho nos Ecopontos, que são locais adequados para receber esses resíduos sem causar nenhum dano ao meio ambiente.
Anote os endereços dos Ecopontos de Guaianases:
Ecoponto: Jardim São Paulo
Endereço: Rua Utaro Kanai ao lado do Posto de Saúde
Ecoponto: Guaiaponto
Endereço: Rua da Passagem Funda Nº 250
Ecoponto: Lajeado
Endereço: Rua Isabela Nº405 (Distrito Lajeado)
Ecoponto: Padre Nildo do Amaral
Endereço: Rua Padre Nildo do Amaral Júnior, n°900
Os Ecopontos funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h, e domingos e feriados das 6h às 18h.
Saiba mais sobre a Operação Cata-bagulho
Para mais informações acesse os canais do portal 156
Subprefeitura Guaianases
Rua Hipólito de Camargo, 479 Horário de Funcionamento Segunda à Sexta-feira das 08h às 17h
Reportagem: Márcia Brasil
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais
Fonte: prefeitura de São Paulo
A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “O UNIVERSO DE RUTH ROCHA”. Este projeto foi realizado com o apoio da 7ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.
Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.