Prefeitura de São Paulo reativa tendas para distribuição de água devido altas
temperatura

Uma nova onda de calor muda a atenção das pessoas e do poder público. Com a chegada da terceira onda de calor extremo, as autoridades se preparam para prestar assistência para população vulnerável.

Com a chegada da terceira grande onda de calor extremo, a prefeitura de São Paulo informou que ativou 10 tendas da Operação Altas Temperaturas a partir do dia 13 de março.

Os locais servem como abrigo contra as altas temperaturas e irão oferecer água, suco, chá e frutas. Além da oferta de líquidos e vegetais, todas as tendas têm orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP.

A Operação Altas Temperaturas foi realizada em setembro do ano passado, quando a capital paulista registrou recorde de temperaturas, para ajudar pessoas em condições mais vulneráveis, e como voltou o extremo calor, a prefeitura reativou em vários pontos da cidade.

Foi o que disse Carla quando levou seu filho para beber água e ganhar frutas. “eu bebo bastante água … também eu falo para ele sempre beber água também para hidratar o corpo, tá muito abafado, desidrata muito.”

A nova onda de calor extremo que começou a atingir São Paulo nesta semana, deixará os dias mais sufocantes quentes até o início do outono em 20 de março, e os termômetros devem se aproximar dos 40 ° C no interior do estado.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), esta será a última onda de calor antes do fim do verão, no dia 20 de março.

As tendas também disponibilizam bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets.

A prefeitura instalou as tendas nos seguintes endereços:
– Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro; Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
– Região Sul: Praça Floriano Peixoto, nº 54, e Capela do Socorro, na Praça José Boemer Roschel;
– Região Norte: Praça Heróis da FEB, em Santana, e Praça Novo Mundo, na Vila Maria;
– Região Leste: Praça Presidente Getúlio Vargas, em Guaianazes, Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, em Itaquera, e Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca.

A massa de ar quente tende a provocar uma elevação de temperatura em parte do país, especialmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Uma nova previsão é de que a onda de calor dure até 20 de março, quando começa o outono.

O Climatempo prevê a expectativa de que parte do oeste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul e no interior paulista registrem temperaturas superiores a 5 graus acima da média.

Segundo a prefeitura de São Paulo, as tendas distribuídas pela cidade entregam água e frutas à população vulnerável em dias de calor intenso.

A previsão para os próximos dias é de que os termômetros continuem a ultrapassar os 39 graus Celsius (ºC), além de índices de umidade abaixo dos 30% nas horas de maior calor. O serviço funciona das 10h às 16h.

Similar à Operação Baixas Temperaturas (OBT), a ação é ativada quando a temperatura na capital atinge 32 ºC, ou sensação térmica equivalente.

Além do atendimento nas tendas, os agentes do município incentivam que as pessoas procurem a rede de acolhimento para se abrigar do sol, se hidratar e se alimentar. Uma ambulância fica à disposição para atendimento.

Reportagem Márcia Brasil
Fonte: Prefeitura de São Paulo / Agência Brasil
Imagens: Márcia Brasil e redes sociais

VÍDEO:

INFORMATIVO: