OSWALD DE ANDRADE, UM DOS MAIORES ESCRITORES BRASILEIROS, É HOMENAGEADO PELO ITAÚ CULTURAL.

Reportagem: Caroline Rossetto

O Itaú Cultural, com o programa “Ocupação”, homenageia um dos maiores  escritores brasileiros do século XX: Oswald de Andrade, morto em 1954.

Oswald de Andrade, junto com Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Menotti del Picchia, Anita Malfatti, entre outros, foi um dos fundadores do Modernismo brasileiro. Suas obras, que fluem entre prosa, poesia, teatro e jornalismo, estão expostas no 6o andar do edifício.

A exposição, que está bem colorida, com cores fortes e vibrantes, apresenta manuscritos, edições históricas de livros, trechos da icônica peça “O Rei da Vela” de 1965, que é um marco na dramaturgia brasileira, vídeos e depoimentos de familiares e amigos.

São mais de 160 itens, entre manuscritos, peças, poemas e artigos, datilografias originais da época e fotos de família.

O Casal Vinicius Andreoni e Gabriela Lazarin estiveram na mostra e nos contou o que acharam do conteúdo:

“ No ano passado, eu estudei um pouco sobre isso, mas ainda não sei muita coisa
relacionada. Sei que o Oswald de Andrade foi muito importante. Nunca li nada, mas
acompanhei algumas coisas, como teatro, exposições e tudo. Estou gostando bastante, me surpreendeu positivamente. Não esperava por tudo isso. Tem bastante coisa legal aqui” diz ele.

Em 2024, completa 70 anos da morte de Oswald e em sua homenagem, o aplicativo de streaming gratuito Itaú Cultural Play, adiciona em seu acervo, o filme “O Rei da Vela” de 1983, com direção de José Celso Martinez Corrêa e que foi premiada no 52o Festival de Cinema de Gramado.

A exposição fica em cartaz até 23 de fevereiro de 2025. A entrada é gratuita e os horários de funcionamento são de terças-feiras aos sábados: das 11h00 às 20h00 e aos domingos e feriados: das 11h00 às 19h00.

VÍDEO:

INFORMATIVO: