COLETIVO LENTE CLANDESTINA É UM PROJETO DE FOTOGRAFIA QUE NASCEU ENTRE AMIGOS

Reportagem: Caroline Rossetto

Em maio de 2024, o Coletivo Bueiro Aberto, localizado na cidade de Guarulhos, ofereceu uma oficina de fotografia e cinema. O curso foi de curta duração e após a finalização do conteúdo programático, os alunos lançaram o curta-metragem “Movimento, Logo Existo”.
O curta-metragem foi um sucesso no circuito independente na cidade e que todos os
envolvidos viram a necessidade de criar o Coletivo “Lente Clandestina”, cuja iniciativa é captar imagens e fotos autorais pela cidade.
Um dos integrantes do coletivo, o fotógrafo André Luiz Souza Ramos, um  apaixonado por arte e fotografia, nos conta como é fazer parte desse projeto:
“Eu acho que durante a oficina e a produção do curta-metragem, deu a entender que o grupo ficou muito entrosado. Eu tenho a sorte e o prazer de estar cercado de jovens muitos talentosos, cheio de criatividade e de energia. Acho que foi daí, que percebemos que poderia virar algo muito maior. Da oficina, nasceu uma grupo, do grupo, nasceu o curta e do curta, nasceu o Coletivo Lente Clandestina, que está nascendo o “Tardes Clandestinas”, que é uma forma de abrir espaço para produções audiovisuais que hoje não tem espaço.
Queremos dar voz a esses cineastas que possam apresentar seus trabalhos, trocar ideias e fomentar essa cultura que acaba sendo marginalizada. A vontade de nosso coletivo é ser um clandestino para quebrar essas barreiras onde o audiovisual e o cinema só é tratado como arte em zonas centrais e de maior poder aquisitivo. É para as pessoas entenderem que o cinema está em todo lugar, inclusive na periferia “, diz ele.
No feriado da Consciência Negra, o coletivo lançou a mostra “Tardes Clandestinas”, com uma série de curtas de documentário e ficção, em exibição e produzidos de maneira independente.

A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “CLARICE PARA CRIANÇAS: A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NO UNIVERSO INFANTIL”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO: