PENSAMENTOS INTRUSIVOS: QUANDO DEVEMOS NOS PREOCUPAR?

Reportagem: Caroline Rossetto

O pensamento intrusivo é uma ideia totalmente inadequada, que surge de modo instantâneo e que aparece em horas e momentos impróprios. Alguns dos exemplos são: alguém estar na janela de um prédio, no último andar e sentir uma vontade incontrolável de jogar o celular de cima para ver o que acontece ou simplesmente estar em um supermercado e querer derrubar todos os produtos da prateleira. Em um primeiro momento, essas ideias passam rápido.
Segundo especialistas, ter pensamentos dessa natureza são normais e podem acontecer em qualquer momento. O cérebro aciona, criando mecanismos de alerta para a proteção do indivíduo.
No entanto, em algumas pessoas, o pensamento intrusivo pode sair do controle e é nesse momento em que é preciso tomar cuidado e se preocupar com certas atitudes. Esses tipos de pensamentos, que atingem pessoas com um nível de ansiedade mais alto, quando começam a se repetir e surgem acompanhando de outros transtornos, é necessário buscar ajuda. O pensamento intrusivo também é relacionado com o TOC – transtorno obsessivo compulsivo, mas existem algumas diferenças. É o que diz a terapeuta Hevelyse Lucena: “Bom, para identificar pensamentos intrusivos, nada mais é do que pensamentos que são diferenciados. Por exemplo, quando estamos em cima de uma ponte ou de algum lugar perigoso, pensamos: “E se eu me jogar daqui?” “ Se eu jogar o celular daqui, o que vai acontecer?”. São pensamentos nesse sentido, né? Mas a diferença desse tipo de pensamento para o TOC é que está relacionado ao comportamento, tanto de pensamento quanto no agir do dia-dia. Um exemplo é: não sair de casa se não olhar o gás 3 vezes.
Precisa ser 3 vezes, porque se não for 3 vezes, eu não consigo. A melhor forma de se pedir ajuda quanto a isso, é buscando terapia. Hoje a gente tem vários canais para que isso possa ser feito”, afirma ela.
Pensamentos intrusivos, em um primeiro momento podem ser inofensivos, mas se não controlados, podem ocasionar depressão, ansiedade generalizada e até mesmo depressão.
A terapia pode ajudar nesse transtorno, trabalhando com o objetivo de compreender a realidade dos fatos e o paciente entender os motivos que estão levando a ter essas atitudes.

A Central de Notícias da Rádio Soul Vida é uma iniciativa do Projeto “CLARICE PARA CRIANÇAS: A LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR NO UNIVERSO INFANTIL”. Este projeto foi realizado com o apoio da 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Serviço de Radiodifusão Comunitária Para a Cidade de São Paulo.

Os conteúdos ditos pelos entrevistados não refletem a opinião da emissora.

VÍDEO:

INFORMATIVO: